Rota Imperial – Domingos Martins (ES) até Ouro Preto (MG)

Há tempos queria fazer esse pedal. Na verdade desde que a Rota Imperial foi lançada oficialmente que o comichão me pegou.

Sei de alguns ciclistas que já fizeram o trajeto Ouro Preto x Vitória… mas porque não fazer o contrário, subindo a serra? Esse foi o desafio! Pois bem, parto nesse sábado dia 19/07 (vou passar meu aniversário, dia 22/07 na estrada).

Ao todo serão aproximadamente 475 km saindo da Sede de Domingos Martins. Trechos entre 80 e 115 km e altimetria diária em torno de 2200 metros.

A Rota Imperial começa em Vitória e em Santa Leopoldina e se encontra em DM. Optei por pular a parte inicial desde Vitória pois já fiz esse trecho no passado de Viana até Campinho.

Nessa viagem pensei em cinco dias de pedal divididos nos seguintes trechos:

1º dia: Domingos Martins x Venda Nova – 91 km

ScreenShot001

2º dia: Venda nova x Irupi – 82 km

ScreenShot002

3º dia: Irupi x São João do Manhuaçu – 78 km

ScreenShot003

4º dia: São joão do Manhuaçu x Ponte Nova – 112 km

ScreenShot004

5º dia: Ponte nova x Ouro Preto – 96 km

ScreenShot005

Planejamento dos trechos Rota Imperial

Se tudo correr bem consigo fazer esses trechos nos dias pré-estabelecidos. Tentei considerar distância percorrida, altimetria diária e locais para pernoite. Tentarei dormir em pousadas/hospedarias, mas irei levar todo o equipamento de camping individual (saco de dormir, sarcófago de emergência, fogareiro, isolantes) bem como refeições de emergência (comida liofilizada, fogareiro, gás).

Segue abaixo o percurso planejado:

Distância total: 0 km
Velocidade média: 0.00 km/h
Baixar arquivo

13 ideias sobre “Rota Imperial – Domingos Martins (ES) até Ouro Preto (MG)”

  1. Werther! Boa viagem cara! Estarei acompanhando porque estou pensando em fazer essa cicloviagem em abril de 2015! Estou começando a planejar e tenho certeza que suas informações serão de grande valia para mim e para muitos ciclistas que buscam esse tipo de aventura! Abração e curta bastante!

  2. Werther, planejo fazer a rota em março ou abril de 2017, as suas informações serão muito úteis para isso. Pretendo fazer no sentido inverso, descendo a serra, em mais tempo. A sinalização dos totens é suficiente para localização? Muito obrigado desde já.

    1. oi Paulo. a sinalização em alguns pontos, não e boa, e fácil de se perder. eu me perdi, e a retomada, sempre com altimetria alta.

      1. Muito obrigado Werther, apesar de já ter feito várias viagens de bike com e sem apoio, nunca utilizei gps. qual gps você recomenda, que seja compatível com esse arquivo gpx? É possível utilizá-lo no sentido inverso?

Deixe um comentário

Blog para registros de minhas idas e vindas sobre a magrela…

%d blogueiros gostam disto: